Muitos de nós conhecemos a famosa mitologia grega, com seus deuses, Heróis, monstros, e tudo o mais. Os deuses gregos eram conhecidos por muitos nomes, e após a guerra entre Grécia e Roma, os romanos converteram alguns deuses gregos a serem seus, portanto, podemos notar algumas semelhanças entre as duas mitologias.
Na Grécia antiga, os gregos acreditavam que tudo o que acontecia tinha um causador divino. Para eles, tudo o que acontecia era obra dos deuses. Eles acreditavam em deuses da lua, do sol, da natureza, da medicina, da loucura... Enfim, para tudo tinha um deus específico.
A Grécia era o lar dos filósofos mais famosos, como Aristóteles, Sócrates, Platão, Heráclito, entre muitos outros. Era também o lar dos Heróis mais famosos da história, como: Héracles, Aquiles e Ulisses. E cada um com suas missões e histórias.
Héracles
E quem nunca ouviu falar do filho de Zeus, o Herói mais forte de toda a história da humanidade? Héracles, o semideus mais poderoso de todos os tempos, morto por sua esposa que não sabia o que estava fazendo. Não conhece a história? Sem problemas, você já vai conhecer...
Héracles, um Herói grego, era filho de Zeus(deus dos céus) e da mortal Alecmena. Ele ficou conhecido pela sua força e astúcia, e pelos seus 12 trabalhos:
1: Matar o leão de Neméia
2: Matar a Hidra de Lerna
3: Capturar o javali de Erimanto
4: Capturar a corça de Cerinia
5: Expulsar as aves do lago Estinfales
6: Limpar as estrebarias de Aúgias
7: Capturar o touro de Creta
8: Capturar os cavalos de Diómedes
9: Obter o cinturão de Hipólita, rainha das Amazonas
10: Buscar os bois de Gerião
11: Buscar os pomos de ouro no jardim das Hespérides
12: Capturar Cérbero
Há quem diz que Hércules é grego, mas na verdade, ele é uma adaptação romana de Héracles. Zeus era casado com Hera (a deusa do casamento), que, com tanto ódio do pequeno Héracles, jurou persegui-lo por toda a vida. Uma dessas armadilhas foi quando Hera colocou duas serpentes venenosas no berço de Héracles, e quando seu pai adotivo(um simples camponês) chegou no quarto, as duas serpentes estavam mortas nas mãos do Herói. Desde esse momento, a vida de Héracles passou a ser mais perigosa, cheia de armadilhas e sofrimento,mas Zeus , sendo um pai protetor, sempre salvava Héracles das armadilhas da esposa.
Acabou que , quando Héracles estava passando por um reino, o rei de lá estava pondo a mão de sua filha, Dejanira, em casamento ao homem que ganhasse todos os duelos. Quando ele viu a beleza e a formosura daquela donzela, não pensou duas vezes e se candidatou. Mas ele não era o único a ter se apaixonado pela princesa. Aqueloo, um deus-rio, também havia se apaixonado pela jovem e estava disposto a lutar pela sua mão. Filho de Oceano e Tétis, ele tinha um poder muito especial que poderia fazer dele qualquer animal; e sua especialidade era ser um touro.
Héracles lutou bravamente com todos os pretendentes da jovem donzela, mas nenhum foi capaz de derrotá-lo. Quando chegou a vez de Aqueloo, ele pensou ter encontrado um adversário à altura. Começou o duelo e Aqueloo se transformou, primeiro em serpente, mas Héracles começou a estrangulá-lo com apenas uma mão e logo o deus-rio se transformou em touro. Quando isso aconteceu, Héracles o agarrou pelos chifres e então arrancou o chifre direito de sua cabeça, e o chifre se transformou na Cornucópia da Fartura; concedendo comida em fartura para quem a possuísse.
Ganhando todos os duelos, Héracles se casou com Dejanira e logo voltaram para sua terra natal. No caminho para casa havia um rio, um rio muito fundo no qual Héracles conseguiria atravessar a nado, mas Dejanira não, pois não sabia nadar. Por sorte havia um centauro na margem do rio, que se apaixonou pela princesa e, vendo a dificuldade de Dejanira, se ofereceu para ajudá-la a atravessar o rio. Quando Héracles estava do outro lado do rio, pensando que ele não ouviria os gritos de Dejanira, o centauro, Néssus, começou a levá-la para longe, assim sequestrando-a por amor. Mas Dejanira começou a gritar tão alto que Héracles a ouviu, e sendo ágil como uma lebre, atirou uma flecha no coração de Néssus. O centauro à beira da morte tomou um frasco entre as mãos e recolheu o sangue que escorria por seu peito nu, entregando-o à Dejanira e lhe dizendo que um dia, Héracles não mais a amará, e então, neste dia, ela deveria banhar a túnica dele com o seu sangue, pois sangue de centauro reforçava o amor de uma pessoa pela outra.
Após a morte de Néssus e com o frasco com seu sangue nas mãos, Dejanira foi resgatada e foi levada para casa sã e salva. Após alguns anos, a profecia de Néssus se concretizou e Héracles não mais amava Dejanira como antes, a jovem, se lembrando do frasco, batizou a túnica de seu marido com o sangue do centauro. Quando ele se vestiu com aquela túnica, caiu em agonia e morreu. A jovem logo percebeu que foi enganada, pois sangue de centauro era um veneno muito forte, fatal e sem cura.
Zeus, caindo de desgosto, transformou o corpo de Héracles em uma constelação que pode ser vista até hoje nos céus. Héracles sempre foi lembrado como um Herói forte, bondoso, e representado com uma pele de leão em forma de capa e uma clava como arma de batalha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário